quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Brain Gym - alguns exerícios


Carla Hannaford, Ph.D.afirma que nossos corpos são parte importante de todo o nosso aprendizado, e o aprendizado não está isolado no "cérebro". Cada nervo e célula é uma rede que contribuem para a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprendizagem.

O Brain Gym são 26 exercícios e há uma série chamada PACE que significa:

P = Positivo


A = Ativo


C = Clear (limpo)


E = Energético



Todos nós temos nosso próprio ritmo - um ritmo e tempo único para aprender. Acredita-se que atividades PACE ajuda-nos a redescobrir este ritmo.

As etapas são cumpridas em ordem inversa:

Energéticobeba água. A água é muito importante na performance física e mental. Ela é o meio de transmissão do oxigênio as células do nosso corpo. Quando passamos por situação de stress, nosso corpo exige maior esforço, aumentando assim nossa transpiração. Portanto, devemos entender a água como uma gasolina para o cérebro, sem ela as atividades que fizermos não terão o seu máximo em efeito.

Clear (limpar):"Brain Buttons" Este exercício estimula as artérias carótidas que fornecem sangue fresco e oxigenado ao cérebro. Ajudam assim a restabelecer mensagens direcionais das partes do corpo para o cérebro e o sistema visual, aumentando a produtividade ao ler, escrever, falar ou seguir diretrizes.Encontre duas áreas ocas abaixo da clavícula. Estes são os seus botões cérebrais. Massageie esta área com o dedo indicador e o polegar e coloque a outra mão no umbigo por cerca de 2 minutos. Alterne as mãos (a que estava no umbigo vai pro botão cerebral e a que estava no botão vai para o umbigo)

Ativo: "Cross Crawl" Esse exercício ativa ambos os hemisférios cerebrais simultaneamente. Fortalece o cérebro no uso da coordenação das capacidades visual, auditiva e cinestésica, aprimorando habilidades como audição, leitura, escrita e memória.   De pé ou sentado, marche sem sair do lugar, tocando alternadamente cada mão no joelho oposto. Continue fazendo esse exercício durante quatro a oito respirações completas, bem relaxadas.

Positivo"Hook Ups" 
Qualquer situação tensa melhorará com “Hook ups”. Ele proporciona maior vitalidade, aumento de auto estima e um sentido de horizontes individuais mais aguçados.

Passo 1: Sente-se em uma cadeira, ou fique em pé, e comece cruzando os pés, tanto faz pé esquerdo ou direito à frente. A seguir estenda bem os braços com as palmas das mãos voltadas para a frente e o polegar apontando para o alto. Em seguida, gire as palmas das mãos para trás, com o polegar apontando para baixo (chão). Traga os braços para frente, cruzando, e entrelace as mãos, para os hemisférios cerebrais trabalharem juntos. Traga as mãos unidas para dentro, em direção ao peito, terminando num abraço. Ao inalar, coloque a ponta da língua no céu da boca. Ao exalar, abaixe a língua. Repita este movimento da língua para cima e para baixo durante 4 a 8 respirações profundas.

Passo 2: Descruze as pernas, posicionando seus pés plantados no chão. Coloque de forma suave as pontas dos dedos das mãos em contato direto, como se estivesse envolvendo uma bola. Mantenha os seus olhos fechados enquanto continua a levantar sua língua durante a inalação, e a abaixar enquanto exala, relaxando nesta posição no decurso de quatro a oito respirações completas.

A ginástica cerebral (brain gym) é um estudo criado pelo Dr.Paul Dennisson derivado da Educação Cinestésica.
Direitos de 
http://www.braingym.org/

Abaixo, um vídeo com os exercícios PACE: 




exemplo de exercícios baseados no Brain Gym: 






Expressamos a todos nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário